domingo, setembro 25, 2005

Wien

Em Viena há muitas árvores e flores e corvos. Vista do ar impressiona a quantidade de jardins, mas cá em baixo vêem-se menos, porque estao escondidos dentro dos edificios. Ainda assim, há muito parques e jardins onde os vienenses (?) passeiam os caes e os filhos ao fim de semana.

Em Viena há electricos muito compridos vermelhos e brancos, como a bandeira austriaca. Há muitas bicicletas. Nos semaforos há dois sinais virados para o passeio: o do peao comum e o de um ciclista que, quando está parado, continua montado na bicicleta mas tem o pé no chao - é divertido.

Em Viena penduram os jornais em bolsas de plástico nos sinais de trânsito. Só paga o 1,2€ quem quer, nao há nenhum sistema de segurança. Há bicicletas de graça para os habitantes de Viena, mas só se podem usa ¡r durante uma hora, depois devesse devolver a um dos muitos parques de biclicletas comunitarias que há espalhados pela cidade. Os caixotes do lixo têm o mesmo formato que os de cor de laranja de Lisboa mas sao prateados.

Em Viena come-se schnitzel (carne panada) e umas bolinhas de farinha parecidas com gnochis. Bebe-se cerveja e sumo de mça com gás. O pao é muito bom e os bolos também.

Há muitos turistas em Viena. Americanos, japoneses, espanhóis... e eu!

Nao entendo nada do que me dizem... fala-se alemao com um sotaque doce mas como eu nunca passei de contar até 10... Receio que se tentar dizer algo mais me vao falar muito e muito rápido e ficarei de olhos arregalados sem entender nada... terei entao de obrigar o meu interlocutor a repetir tudo em inglês e isso nao é nada simpático... há muito tempo que nao visitava um país onde nao entendo nada...