sexta-feira, novembro 25, 2005

Rishikesh

Rishikesh foi uma experiencia um pouco esquizofrénica...

Por um lado, a beleza natural da paisagem. Esta era a vista da janela do meu quarto...



Depois, os desportos radicais...


Rafting num rio sagrado? Porque nao?! Ah! Sim, este é o Ganges.

Um pouco de turismo puro.

Esta é a Michelle, não sei o nome da rapariga... ;)

deste senhor não sei nem o nome, nem o objectivo, acho que estava ali so mesmo para a fotografia...

E por ultimo a experiencia mistica...

Todas as noites, depois do por do sol, nas margens do Ganges, realiza-se aqui a mesma cerimonia que em Varanasi. A diferenca é que desta vez, os Brahmans não estao em sincronia, não ha nenhuma maquina fotografica a vista (nem a minha) e a Michelle e eu somos as unicas turistas.

Foi uma experiencia unica participar nesta cerimonia lado a lado com verdadeiros crentes hindus.

Os brahmans ou sacerdotes purificam-se com fogo e oferecem a deusa flores, incenso e doces. As oferendas sao repartidas pela assistencia que esta a menos de 2 metros de distancia da margem do rio onde decorre o ritual. Todos cantam, batem palmas. Somos implicitamente convidadas a participar repetidas vezes, dão-nos flores, dão-nos doces, dão-nos sorrisos. Num momento determinado tudo o que temos nas mãos e atirado ao rio, oferecido a deusa. A cerimonia acaba com toda a gente a comer os doces que os sacerdotes repartem pela multidão.


Não sei o que quer dizer cada gesto. Não sei o que diz a letra do que cantavam. Mas vivi um momento de fé, um momento de entrega a um poder maior que ouve e atende as esperanças de quem acredita.