terça-feira, abril 04, 2006

Exército de Terracota

Umas das coisas que mais curiosidade tinha para ver na China eram o Exército de Terracota descoberto no século passado por dois agricultores enquanto cavavam um poço, nos arredores da cidade de Xi’An.

O Exército de Terracota faz parte de um complexo universo que o primeiro Imperador da Dinastia Qin quis levar consigo na morte. Na China e em muitos outras culturas não só no Oriente, havia o costume antigo de enterrar os mortos com miniaturas em barro da sua familia e pertences que assim acompanhavam o morto na vida depois da morte. Mas o túmulo de um Imperador era especial!

Um exército de figuras de barro de tamanho real enterrado num túmulo gigantesco há mais de 2.000 anos! Cada soldado tem feições diferentes, pensasse que no inicio terá havido mais de 7.000 figuras! Existem soldados rasos, oficiais, generais, cavalos, armas em bronze. Muito ainda está por revelar já que as técnicas arqueológicas de hoje não permitem abrir outros túmulos que já foram encontrados.



Aquilo que já se vê é impressionante. A visita faz-se sob 3 imensas estructuras que cobrem as escavações principais. As diferenças de tamanho, forma, roupa e feições de cada soldado dão uma sensação de vida a todo o conjunto, parece que a qualquer momento vão começar a marchar.

Um dos pontos altos da minha viagem!