Battambang - Ko Pha Ngan em 36 horas!
Pó, muito pó!
No mercado, um pouco atordoados com tanto barulho, fazemos umas compras de ultima hora, afinal tivemos 10 dias para pensar no que queríamos antes de voltar para a Tailândia. Sarongs coloridos, uma rede....
Sarong tipico no mercado de Battambang
Às 11h já estamos a tentar arranjar um taxi para nos levar à fronteira. O motorista não está convencido com os 10$ e quer esperar mais clientes mas nós temos um comboio para apanhar! Furioso, la se faz à estrada e conduz fumegante as 2 horas e meia. Nós falamos pelos cotovelos tudo o que não dissemos na semana e meia que passou.
Chegamos tarde à fronteira... Poipet, uma cidade Casino que mantém a sua estância à custa dos maus hábitos de jogo dos vizinhos tailandeses. Perdemos o comboio mas nada está perdido, há sempre um autocarro como alternativa.
Às 19h estamos em Bangkok e esperançados la vamos para Hua Lamphong - a estação de comboios. Nunca tinha visto nada assim, só a estação de Calcutá seria comparavel: milhares de pessoas, malas, embrulhos, pacotes, crianças, policias, vendedores, carrinhos ambulantes, velhotes, turistas! Toda a gente a tentar desesperada mente sair de BKK! Só então nos damos conta, não só é sexta-feira, como é véspera de ponte pelo inicio do Ano do Cão!
Desanimados apanhamos outro taxi para a estação de camionetas. Outra vez a mesma coisa, um formigueiro ruidoso de gente baixinha e de olhos em bico que nos rodeia e empurra. Mas o universo está do nosso lado e conseguimos os últimos dois bilhetes na camioneta para Surat Thani!
Tantas horas de estrada já fazem mossa e assim que me sento adormeço para as 9 horas de viagem.
Às 7 da manha seguinte acordamos e somos empurrados para dentro de um taxi que nos grita "hurry! hurry! the boat! the boat is leaving!" Ok! Ok! Com calma que estávamos a dormir!
Às vezes tenho a impressão que como turistas temos a oportunidade de ver o que de melhor ha em cada pais, mas tambem infelizmente o pior... o taxista queria levar-nos para uma agência de viagens que lhe paga comissão e que nos ia enfiar em mais um autocarro durante 1h30 para apanhar o barco noutro porto mais distante em vez do porto desta cidade a uns breves 5 minutos de taxi. Gritou-nos, insultou-nos e recusou-se a levar-nos quando dissemos que não queríamos ficar ali... Espantados mas calmos (afinal 10 dias de meditação dá frutos) pagamos o que pedia só para o calar e ficamos cheios de pena dele... :S
Finalmente, apanhamos o barco e chegamos a Ko Phangan 4 horas depois.
Introducing: Mrs. Thomas Dawe
A Odisseia deveria acabar aqui mas ainda conseguimos andar um pouco mais às voltas pela ilha sem decidir onde ficar. No final, quase às 16h da tarde, encontramos na praia de Chalaklum, os Fanta Bugallows, a não mais de 5 metros da linha de agua, o sitio perfeito para passar uns dias antes de ir para o Santuary passar fome!