7 dias sem comer não era ate há pouco tempo a minha ideia de uma semana bem passada mas a verdade é que nesta minha viagem tenho conhecido pessoas que encontraram na desintoxicação alimentar benefícios suficientes que as fazem voltar todos os anos.
De facto, em Ko Samui há imensos Spa que anunciam os diversos programas de desintoxicacao como cabeça de cartaz. Em Ko Pha Ngan, a ilha menos saudável da Tailândia, 7 dias sem comer não atrai muita gente o que ate é bom, assim o ambiente é mais calmo e familiar, somos só 5 ou 6 esfomeados. (irónico não é? ocidentais a passar fome no sudeste asiático?)
The Wellness Center: um ambiente simpatico onde passar o tempo a tentar nao pensar em comida...
Bom, a verdade é que estou a exagerar um pouco... fome, fome, não passamos. Todos os dias engulo sem respirar 5 batidos de sumo de melancia com argila e fibra, de sabor lamacento e textura indescritível que mantém o estômago cheio. Aos batidos, junto 30 comprimidos de ervas e minerais que mantém o corpo saudável.
A melhor parte do dia eram as duas águas de coco a que tinha direito diariamente, uma de manha, outra à noite... A mais desagradável, os clisteres... sim, é tão mau quanto soa! Um tubo de plástico metido no ânus e 5 litros de agua com café para limpar o cólon por dentro, 2 vezes ao dia! É espantoso o que continuava a sair ao fim de tanto tempo sem comida.
Cada pessoa reage a este tratamento de choque de uma forma diferente. Todos passam por um dia mau algures no processo e, para grande maioria, os últimos dias são os mais fáceis. No meu caso, os 3 primeiros foram horríveis. Senti-me inchada, cheia daquele barro pesado que parecia solidificar no meu estômago, com tonturas e quebras de tensão cada vez que me levantava... Mas a partir do quarto dia senti-me fantástica! Leve como uma pena! Bem disposta e alegre! Dormia menos, acordava mais depressa, estava mais alerta e só pensava em comida de vez em quando (um prato de queijo.... hum... o meu reino por um prato de queijo!).
No oitavo dia já posso comer... devagarinho que o estômago esta pequenino e frágil! Papaia para começar e maçãs, só fruta leve e fácil de digerir. À noite, dobro um pouco as regras e como uma salada. ;)
Depois de 7 dias, a primeira fruta tem um sabor indescriptivel! Um doce cheio e saboroso que fica na boca durante horas!
Nos dias seguintes vou pouco a pouco juntando comidas mais "complicadas" à minha alimentação: de maças a saladas, a vegetais cozinhados, yogurtes, arroz e noddles, ate às proteínas no quinto dia, só tofu, feijões e frutos secos que eu agora sou vegetariana (o que dirão as minhas avós?).
Emagreci 5 kg no total e verei se os engordo outra vez ou não, mas estou muito cuidadosa com o que como. Sinto o corpo limpo por dentro e por fora! A minha pele irradia saúde, as olheiras desapareceram, e não me apetece nada comer porcarias.
O problemas das dietas é que têm de ser para a vida. Há que mudar padrões alimentares e a nossa relação com a comida. De facto comer é um habito, não uma necessidade. O ser humano, especialmente nós ocidentais com vidas sedentárias, podemos viver saudáveis com metade da comida que ingerimos, com 1/3 dos açucares e 1/4 da gordura, mas comer é um acto social, um vicio emocional, e muitos de nós comemos tanta merda que no fundo é quase um suicídio...